João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB é parceira de novo projeto do Cuca-CG em comunidades quilombolas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 12:30 - Fotos: 
A atividade já tem parceria confirmada com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e dos Povos Indígenas (Neab-í) com o Ministério da Cultura.

Além de promover capacitação, o projeto aprovado no edital Tuxáua do Ministério da Cultura, doará um kit de registro audiovisual para as comunidades quilombolas, contendo uma filmadora e uma máquina fotográfica digital. O projeto está em fase de pré-produção e tem previsão de começar ainda no primeiro semestre.

Segundo o professor de História da UEPB e coordenador do Neab-í, José Benjamim, o Núcleo foi procurado pelo Cuca a fim de fornecer uma melhor orientação sobre as comunidades a serem visitadas.

Serão beneficiadas pelo Quilombo Vivo as comunidades de Caiana dos Crioulos, Caiana dos Mares e o Quilombo de Talhado, todas localizadas no estado paraibano. O projeto será dividido em duas fases. Na primeira, será feita a distribuição dos kits de registro audiovisual. Já na segunda fase, acontecerão cursos de técnicas de filmagens, de fotografia e de manuseio dos equipamentos audiovisuais.

Da mesma maneira que ocorreu na última semana, quando o Cuca e alunos da UEPB promoveram uma oficina de Técnicas de Entrevistas e Filmagens no bairro do Pedregal (Campina Grande) – com o propósito de contribuir para que os moradores contassem sua história, por eles mesmos – o principal mérito do Quilombo Vivo é permitir que essas comunidades possam preservar sua memória e identidade, além de manter viva a cultura que produzem.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB