João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB desenvolve debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 1 de março de 2010 - 14:19 - Fotos: 
O Grupo de Pesquisa Flor e Flor Estudos de Gênero, que é vinculado ao Departamento de Serviço Social do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, promoverá, no dia 10 de março, às 17h, o debate “8 de Março um Centenário de Luta: trabalho, proteção social e mulheres”. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Podem participar da iniciativa estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, que tenha interesse pelo assunto. Presentes ao debate, estarão representantes do Grupo Flor e Flor, do Centro de Ação Cultural (Centrac) e da Associação de Trabalhadoras Domésticas.

Na oportunidade, será feita uma reflexão sobre os 100 anos desde que a data 8 de março foi institucionalizada como o Dia Internacional da Mulher. Ainda serão abordados direitos sociais e humanos e a violência contra a mulher, entre outras questões.

Segundo a professora e coordenadora do grupo Flor e Flor, Idalina Santiago, a atividade é importante, pois além de servir como marco em comemoração aos 100 anos de luta pela defesa dos direitos das mulheres, configura-se como um espaço profícuo para a troca de saberes, sobre o que foi conquistado e o que ainda há para melhorar, no que se refere às condições da mulher na sociedade.

“Apesar de nós mulheres estarmos numa situação bem melhor hoje em dia e termos avançado em alguns aspectos, ainda temos muito que lutar pela garantia de direitos trabalhistas e para fazer com que a lei seja aplicada, como se deve, em casos de violência contra a mulher, um problema social muito frequente na nossa sociedade. A lei existe, mas infelizmente nem sempre é cumprida, e cabe a nós fiscalizarmos para que haja esse cumprimento”, declarou a professora Idalina.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB