João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB articula projeto de pólo de Engenharia Biomédica em CG

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 20:05 - Fotos: 

No início de 2009, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba firmaram um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep/MCT), e o Ministério da Saúde para a instalação do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes).

O projeto articulado pela reitora Marlene Alves Luna, e pelo professor da UEPB, Misael Morais, consiste na estruturação de um centro especializado em Engenharia Biomédica apto a executar atividades nas áreas de Engenharia Clínica, validação de software embarcado em equipamentos médico-hospitalares, design de produtos e manipulação de imagens médicas.

Com uma área física de 1.000 metros quadrados, o Núcleo englobará laboratórios de engenharia biomédica, eletrônica, desenvolvimento e validação de software, prototipagem rápida de produtos e manipulação de imagens. O projeto prevê ainda uma cooperação técnica com o Institute of Experimentelles Software Engineering (IESE), que é uma unidade do Instituto Fraunhofer, da Alemanha.

Outro projeto, resultado de uma parceria entre a UEPB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), consiste na criação de um laboratório para a qualificação e avaliação de biomateriais. Coordenado pelo professor doutor Marcos Vinícius Lia Fook, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFCG, o projeto objetiva a criação de uma infraestrutura adequada à análise da qualidade e ao desenvolvimento de biomateriais utilizados em aplicações médicas, em especial implantes ortopédicos.

Após a implantação de todas as etapas dos projetos, o custo global será em torno de R$ 12 milhões entre recursos da Finep/MCT, Ministério da Saúde, UEPB, UFCG e Parque Tecnológico. A finalidade maior é a prestação de serviços tecnológicos a empresas de produtos médicos, ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e aos estabelecimentos de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Assessoria de Imprensa da UEPB