João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB adere a Programa de Bolsa de Iniciação à Docência do MEC

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 - 19:00 - Fotos: 

Em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizada na manhã desta segunda-feira (23), no Prédio da Administração Central, em Campina Grande, foi aprovada por unanimidade a adesão da UEPB ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal.
O professor Alberto Coura, diretor do Centro de Educação (Ceduc) e relator do processo, esclareceu que o Programa foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior. A oferta de bolsas pretende aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

Na UEPB, o projeto terá como título ‘Ciências da Natureza, Sociedade e Linguagem’ e envolverá os cursos de Química, Física, Matemática e Letras. Está prevista a atuação de cerca de 130 alunos por ano como bolsistas de supervisão (no caso de professores de escolas públicas estaduais ou municipais), ou bolsistas coordenadores institucionais de projeto e coordenadores de área de conhecimento (para docentes das instituições federais e estaduais).
Seis escolas públicas campinenses serão contempladas pelo Programa. As escolhidas foram as estaduais de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula, Assis Chateaubriand, Clementino Procópio, Dr. Hortêncio Souza Ribeiro, Ademar Veloso e Elpídio de Almeida.

Com a adesão, a UEPB pretende já em 2010 dar início ao Programa e elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, bem como valorizar o magistério e preparar melhor o aluno que será professor.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB