João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB abre eventos nas áreas de pesquisa e iniciação científica

terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 20:51 - Fotos: 

O auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, sediou na segunda-feira (23) a abertura de dois eventos: o Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e 16º Encontro de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano, o tema é ‘Universidade, Ciência e Ética’ e traz palestras, debates, exposições de painéis, oficinas e mini-cursos, entre outras atividades. Congresso e Encontro prosseguem até esta quarta-feira (25).

A solenidade de abertura iniciou com a exibição do vídeo ‘Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa’, dirigido pelo cineasta paraibano e ex-aluno da UEPB, André da Costa Pinto, e realizado por uma equipe de alunos do Curso de Comunicação Social da instituição. O vídeo explicou parte do desenvolvimento da Universidade pelo trabalho da PRPGP, relatando seu histórico, autonomia didático-pedagógica e financeira, através de depoimentos de integrantes. Em seguida, foi iniciada a cerimônia.

Compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel, representando a reitora Marlene Alves; a secretária da Educação do Estado, Emília Augusta Lins Freire, representando o governador José Maranhão; a professora Marcionila Fernandes, pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa; Edja Maria Melo Costa, coordenadora de Pesquisa da UEPB; professor Valdir Montovani (USP), representando o Comitê Externo da UEPB; Maria do Socorro Pereira Santos (UFCG), representando a secretária de Interiorização do Estado, Ana Claudia do Rego, e José Ethan de Lucena Barbosa, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa.

Desenvolvimento científico – Segundo a professora Marcionila Fernandes, o Congresso apresenta dois objetivos bem específicos: avaliar e divulgar a pesquisa e também evidenciar o trabalho dos pesquisadores da UEPB, que se dedicam à construção de uma Universidade que busca responder às demandas sociais.

“A UEPB se coloca no cenário nacional com a missão de fornecer recursos humanos para a pesquisa acadêmica e contribuir com aqueles que estão fora da Academia, criando condições para que os benefícios da Universidade se tornem patrimônio de todos”, acrescentou a pró-reitora.

Atualmente, a UEPB possui nove programas de mestrado, três doutorados interinstitucionais (DINTER) em funcionamento e dois em processo de avaliação, todos em parceria com importantes universidades, além de redes de pesquisa envolvidas com pesquisadores de todo o mundo.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB