João Pessoa
Feed de Notícias

Turistas ressaltam trabalho de detentos no Salão de Artesanato em Campina

terça-feira, 26 de junho de 2012 - 10:35 - Fotos:  Cláudio Goes/Secom-PB

Foto: Cláudio Goes/Secom-PB

Turistas e campinenses que passaram pelo Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande,  ressaltaram as peças produzidas por detentos de unidades carcerárias do Estado. Maria Paula, do Rio de Janeiro, disse que ficou encantada com os produtos de gesso e argila.

“Foi uma surpresa saber que estas lindas peças de gesso e argila são feitas por pessoas que estão cumprindo pena nas penitenciárias. Estão de parabéns os artesãos e os responsáveis pelo sistema prisional que estimulam o trabalho deles que fiz questão de comprar”, revelou a turista carioca.

O recifense Joel Monteiro, acompanhado de familiares, comprou bonecas de pano e renascença para a filha. “Além de comprar uma peça bem acabada, tenho certeza que estou contribuindo para recuperar um detento que terá uma profissão quando cumprir a pena”, comentou o pernambucano.

Os produtos dos detentos estão sendo expostos desde sábado (23), no Salão de Artesanato.  A mostra reúne peças de artesanato com palitos de picolé, papel, gesso e argila, bonecas de pano, bonecos de sabão e renascença.

Foto: Cláudio Goes/Secom-PB

Fazem parte da exposição trabalhos feitos pelos internos do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, Penitenciária Padrão de Santa Rita, Instituto de Reeducação Social de Catolé do Rocha, Presídio Feminino de Patos, Penitenciária Padrão Romero Nóbrega – Patos e Cadeia Pública de Queimadas.

Ressocialização – O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França, que participou da abertura, disse que o Governo do Estado realiza um trabalho especial voltado à ressocialização dentro do programa “Cidadania é Liberdade”. Ele acrescentou que o programa é fundamental porque dá aos detentos a chance de reiniciar a vida na sociedade, aprendendo uma atividade que pode garantir sua inserção no mercado de trabalho.

Foto: Cláudio Goes/Secom-PB

A 16ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba está sendo realizada durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, até o dia 30 de junho. Com o tema “Tecendo Tradições”, o evento homenageia a arte da tecelagem da Paraíba e conta com trabalhos de 4.650 artesãos e 78 associações de 126 municípios do Estado. O Salão está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 15h às 22h, nos sábados e domingos das 14h às 22h. No dia 29 de junho, será das 10h às 22h, na Avenida Prefeito Severino Bezerra de Cabral, 510, bairro do Catolé.