Fale Conosco

29 de agosto de 2012

Turismo rural é debatido durante evento em Campina Grande



A 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Rural Tur) começa nesta quinta-feira (30) no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. A feira acontece até este sábado (1º), paralelamente ao 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural e a 8ª Rodada de Negócios Rurais, visando promover este segmento, com apresentação de destinos, agências e empreendimentos.

Segundo a articuladora do turismo rural na Emater Paraíba, Gláucia Gusmão, os eventos trazem experiências do Nordeste e de diversos países das Américas, como também abrem espaços para o intercâmbio das experiências e para a aprendizagem das melhores práticas do turismo rural.

A Emater Paraíba já trabalha na conscientização de agricultores familiares para melhor aproveitamento das potencialidades turísticas na região onde residem, valorizando a sua cultura, a gastronomia e a beleza natural. Os extensionistas são orientados a apoiar essas iniciativas que se constituem em mais uma oportunidade de renda.

Destacada para levar as experiências da Emater ao evento, Gláucia informou que a feira vai oportunizar discussões para o desenvolvimento do destino turismo rural com os casos de sucesso que existem em diversos estados, inclusive a Paraíba, destacando a gestão associativa nos empreendimentos rurais, o turismo como uma tendência de mercado, os saberes, os sabores e especialmente a inclusão social através de gestão compartilhada.

O Seminário Nordeste Turismo Rural se propõe a discutir um novo olhar para o ambiente rural, a fim de resgatar tradições e aspectos da vida do campo.  A expectativa dos organizadores é de que mais de três mil pessoas visitem a feira, gerando receita de R$ 2 milhões em negócios.