João Pessoa
Feed de Notícias

Tulipa Ruiz faz show ‘Tudo Tanto’ em Campina Grande, nesta sexta

quinta-feira, 27 de março de 2014 - 06:59 - Fotos:  Divulgação

A cantora Tulipa Ruiz é a atração principal do show Canto de Mulheres, nesta sexta-feira (28), às 19h, na Praça da Bandeira, em Campina Grande. O evento gratuito, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria de Estado da Cultura, integra a programação mensal do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. O Canto de Mulheres terá a participação também do grupo Caiana dos Criolos e Dj Kylt.

Tulipa Ruiz vai mostrar ao público paraibano seu segundo CD autoral, Tudo Tanto, lançado em julho de 2012. Selecionada por edital da Natura Musical, ela repetiu a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e contou com participações de nomes de destaque da cena brasileira, como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground.

Lançado oficialmente em São Paulo, no mesmo Auditório Ibirapuera em que Efêmera (álbum de estreia lançado em 2010) teve seu debut, Tudo Tanto pavimenta seu caminho. Em um ano de estrada, já foi apresentado em cidades do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e Suíça, no renomado Festival de Montreux, Turquia, e nos Estados Unidos, em Nova York. Um ano após o lançamento em CD, Tudo Tanto ganhou versão vinil.

Jornais como O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo se renderam ao talento de Tulipa e voltaram a citá-la entre os melhores lançamentos de 2012. De quebra, levou as estatuetas de Melhor Disco pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmio Multishow e Prêmio Contigo! MPB FM, além da indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Cada Voz, que encerra o álbum de onze faixas, ainda foi selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições numa seleção que incluiu 34 músicos.

Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Gal Costa, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono.

Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora resolveu se assumir como cantora e compositora – sem abandonar os desenhos que a traduzem graficamente nos shows e nos encartes dos álbuns, além das colaborações para o jornal Le Monde Diplomatique Brasil. O pai e o irmão embarcaram na história musical e integram a banda, que conta ainda com Caio Lopes, na bateria, e Marcio Arantes, no baixo.

Tulipa Ruiz teve o disco Efêmera colocado entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011, conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne, a música Só Sei Dançar com Você foi tema de Leandra Leal na novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa.

Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra.