João Pessoa
Feed de Notícias

Troféu Gonzagão reúne artistas na homenagem a Dominguinhos

quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 18:33 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nesta quarta-feira (21) à noite, da sexta edição do Troféu Gonzagão, às 20h, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha, da Fiep, em Campina Grande. Ele ressaltou a importância do evento para preservar a memória de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e tudo o que ele representa para a cultura nordestina. Ao mesmo tempo, reverenciar os seus seguidores, a exemplo de Dominguinhos, o grande homenageado ‘in memorian’, da noite.

Este evento é uma das manifestações mais importantes da cultura nordestina, pois preserva a nossa música, que é nossa identidade. Por isso, o Governo do Estado faz questão de ser parceiro do Troféu Gonzagão, que também é uma prévia do Maior São João do Mundo”, afirmou Rômulo.

Além de Dominguinhos, também foram homenageados durante a festa os cantores Nando Cordel, Alcione, Elba Ramalho e Anastácia. Na solenidade, também foi apresentada uma prévia do documentário Dominguinhos, dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, que estreia no circuito nacional em breve.

Antes de receber a homenagem, a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, interpretou um dos mais conhecidos sucessos do músico, “Eu Só Quero Um Xodó”, composta em parceria com Anastácia com quem o músico também foi casado. Liv ressaltou a emoção de receber o troféu menos de um ano após a morte do músico. “Eu já vim em outros anos homenagear meu pai, até mesmo com ele, mas hoje é especial, ainda mais nesse ano tão conturbado para nós. Tenho certeza que onde estiver ele está muito feliz”, afirmou.

O evento, que contou com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o Projeto SESI Cultura e Tradição da Paraíba, e o Centro de Ortodontia Integrado, enaltece o ritmo do forró. Ele foi criado pelos ortodentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso e recebeu a parceria do presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha.

Desde sua primeira edição, o Troféu Gonzagão homenageia ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional, a exemplo de artistas como Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês, Genival Lacerda, Raimundo Fagner, Chico César, Antônio Barros e Cecéu, Pinto do Acordeon, Nando Cordel, Adelmário Coelho, Oswaldinho, Targino Gondim, Adelson Viana, Glorinha Gadelha, Sivuca, Camarão, entre outros.