Fale Conosco

18 de novembro de 2010

Trinta bandas marciais participam de campeonato



Trinta bandas marciais participam neste sábado (20) do XVII Campeonato Paraibano de Bandas e Fanfarras. O evento será realizado das 9h às 23h, na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, no Rangel, em João Pessoa. Ele terá a presença de quase 2.500 músicos. Os participantes são alunos e representantes de escolas públicas, privadas e filantrópicas. A disputa será dividida nas categorias infantil, juvenil e sênior.

Os concorrentes serão julgados por uma comissão formada por 12 professores de música das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco. A missão será analisar a qualidade das apresentações. Entre outros itens, os profissionais irão julgar o desenvolvimento da percussão, dos metais e do corpo coreográfico. As três melhores bandas irão representar a Paraíba na Copa do Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras, que ocorrerá em Fortaleza, nos dias 27 e 28 deste mês.

O campeonato é organizado pela Federação Paraibana de Bandas e Fanfarras. Segundo o presidente da instituição, Geimison José Bento, das 30 bandas inscritas, 20 são de João Pessoa e as demais são do interior do Estado. Campina Grande, Sousa, Alagoa Nova e Solânea estão entre as cidades que enviarão concorrentes. Além da viagem à Fortaleza, os vencedores ganharão medalhas, troféus e certificados.  

As bandas marciais das escolas Anísio Teixeira e Olivina Olívia, do Centro Brasileiro de Ensino e da Secretaria de Educação de João Pessoa são consideradas favoritas e com maior chance de receber os prêmios.

O campeonato tem apoio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Além de valorizar o talento artístico de paraibanos, ele fará uma homenagem, como destaca Geimison Bento. “Realizamos esse evento há muito tempo. Este ano, iremos homenagear os músicos Roberto Ângelo, Radegundis Feitosa e Adnilton França, falecidos em um mesmo acidente há poucos meses”, conta.  

Nathielle Ferreira, da Secom