Fale Conosco

13 de outubro de 2011

Treze mil professores da rede estadual participam de Formação Continuada



As aulas da primeira etapa da Formação Continuada, que seriam iniciadas neste sábado (15), começam no próximo dia 29, para aproximadamente 13 mil professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino. A formação é oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A formação será realizada em escolas polos dos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, aproximando-se da realidade das escolas. Os participantes, além de obter a certificação de curso de aperfeiçoamento pela UEPB, desde que cumpram o mínimo de 80% de frequência, terão pontuação para o prêmio Educação Exemplar, cujas inscrições estão abertas até esta sexta-feira (14).

A modalidade do curso desta primeira etapa é presencial e semipresencial, com carga horária de 180 horas, distribuídas aos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A duração é de 29 a 17 de dezembro. A formação ocorrerá em etapas e, no decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato senso, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.

Para a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, esta é uma estratégia de qualificação e valorização profissional voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem, e se dará na articulação dos oito eixos norteadores da política de Educação do Estado: educação e identidade, educação e cultura, educação e o campo, educação e cidade, educação e trabalho, educação e comunicação, educação e tecnologia, e educação e cidadania.

“A nossa intenção, com essa formação, é prestigiar o professor acenando com a entrega de novas possibilidades, novas descobertas, um momento de escuta e de aprofundamento, tanto na sua área, como no manejo da sala, na parte de didática e de metodologia, relacionando o saber de cada um com a comunidade onde a escola está inserida”, destacou Márcia.