Fale Conosco

9 de abril de 2015

Treinamento discute fortalecimento da rede de assistência ao autismo na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), promove, nesta sexta-feira (10), o Workshop de Fortalecimento da Rede de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista. O treinamento acontece, a partir das 8h30, no Auditório Jimmy Queiroga, na sede da instituição, em João Pessoa. Realizado em parceria com a Prefeitura da Capital e a sociedade civil, o encontro pretende fomentar a discussão com as instituições governamentais e não governamentais que atuam no atendimento da pessoa com autismo, visando debater sobre os serviços ofertados para esse público.

O evento será aberto pela presidente da Funad, Simone Jordão. Em seguida, haverá apresentação de um vídeo. Depois serão apresentadas as diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com Espectro Autista, discussão clínica e definição do diagnóstico e oferta de serviços.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 2 de abril. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. O workshop pretende ampliar os debates sobre o Espectro Autista – nome oficial do autismo – e ações públicas que garantam mais inclusão e dignidade. O evento termina às 16h.