João Pessoa
Feed de Notícias

TRE-PB entrega títulos a apenadas no Centro de Reeducação Feminina

quarta-feira, 25 de abril de 2012 - 17:26 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE fez a entrega, nesta quarta-feira (25) de títulos eleitorais a 73 presas provisórias. Para isso, a juíza da 70ª Zona Eleitoral e coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), Túlia Gomes de Souza Neves, idealizadora da campanha “Justiça Eleitoral Perto de Você”, instalou um posto de atendimento no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão.

A medida cumpre o artigo 21 da Resolução nº 23.372/2011 – TSE. Segundo a juíza Túlia Gomes, levantamento realizado no ano passado pela chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral,  Alice Coelho, identificou 73 apenadas sem títulos eleitorais ou com alguma situação pendente.

“Esse número praticamente dobrou desde a última eleição, quando 34 detentas exerceram o seu direito de votar de dentro do presídio e hoje 73 realizaram transferências de seus endereços, fizeram correções e  algumas vão votar pela primeira vez”, disse a juíza.

A reeducanda Francineide Santos, 23 anos, disse que vai votar pela primeira vez e que esse ato será muito importante. Ela lembrou que até para ingressar no Programa Bolsa Família fica mais fácil quando com a documentação está em dia.

“Para as reeducandas é importante ter o título para o exercício pleno da cidadania, quando elas estarão expressando o direito do voto”, afirmou a  juíza Túlia Gomes, adiantando que até o dia 9 de maio estará realizando estas atualizações também com a comunidade externa, de 8h às 18h, no Cartório do TRE, no centro da cidade.