Fale Conosco

30 de maio de 2011

Trauma usará cordel e fará palestras na campanha de prevenção de queimaduras



A Unidade de Queimados do Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande realiza  no período de 6 a 30 de junho a campanha de prevenção de queimaduras com o slogan “Quem brinca com fogo termina queimado”.

A campanha, coordenada pela médica Isis Lacerda e pela enfermeira Mariana de Melo, terá palestras educativas em escolas públicas e privadas e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande. As orientações e cuidados que se deve ter para evitar queimaduras no manuseio de fogos de artifício e as dicas de como se deve proceder em casos de acidentes desse tipo foram impressas em forma de cordel.

A abertura da campanha coincide com o Dia Nacional da Luta contra a Queimadura. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimados, o país registra 1 milhão de acidentes por ano e 30% das vítimas são crianças.

A campanha promovida pelo Trauma de Campina Grande enfatiza a prevenção de um acidente que deixa cicatrizes para o resto da vida. Além das complicações físicas, as queimaduras provocam consequências sociais e psicológicas.

Dicas – A coordenação da campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica. Constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital Regional.

Não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água. No setor de atendimento especializado, o Hospital Regional conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

O Hospital Regional é o único na região que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. Funciona com 18 leitos, sendo seis reservados para crianças e os demais para adultos.

Cronograma das palestras da campanha

Data Horário Escola Bairro
06.06 9h Esc. Estadual Murilo Braga Liberdade
07.06 10h/13h Escola Cacildiva/ CAIC Liberdade/Malvinas
08.06 14h Esc. Est. Itan Pereira Bodocongó
09.06 7h/13h Motiva Catolé
10.06 8h/14h Esc. Alice Coutinho Cinza