Fale Conosco

9 de fevereiro de 2018

Trauma reforça equipe para atender demanda crescente no período carnavalesco



O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, reforçou o quadro de multiprofissionais que vão ficar de sobreaviso para atender a população local e flutuante durante as festividades do carnaval, período em que se observa um aumento no número de atendimentos, especialmente os casos de agressões físicas. Nestes sete dias de Folia de Rua já deram entrada na unidade de saúde 44 pessoas, cerca de cinco vítimas por dia.

Segundo o setor de estatística, os números referentes à agressão física crescem no período de folia. No mês de fevereiro do ano passado, 62 vítimas foram atendidas, o que representa um aumento de 52% em relação aos outros meses do ano. Os números também são altos quando comparamos a 2016, quando foram 71 pessoas atendidas no período carnavalesco, um crescimento de 77% se comparado aos meses do ano.

O número de pacientes homens é relativamente maior que o de mulheres que entram na instituição. Em 2016, foram 54 do sexo masculino e 17 do feminino; já em 2017, foram 47 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. As faixas etárias dos enfermos que chegam ao complexo hospitalar variam muito, contudo, os jovens dos 18 aos 29 anos são os mais recorrentes.

De acordo com a diretora geral da instituição, Sabrina Bernardes, o número de vítimas agredidas aumenta consideravelmente neste período, por isto, ela pede cautela aos foliões. “Aproveitem a festa carnavalesca com prudência. Vamos tentar transformar este Carnaval no mais tranquilo possível. Atenção a bebidas alcoólicas que podem ocasionar grandes transtornos no trânsito. Lembrando que nossa equipe estará de prontidão para atender os casos mais graves e urgentes”, salientou.

O complexo hospitalar atende, exclusivamente, emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). A instituição funciona ininterruptamente e o número do telefone é 3216-5700.