Fale Conosco

13 de dezembro de 2012

Trauma realiza acompanhamento de familiares com pacientes internos



Os setores de Psicologia e de Serviço Social, do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, estão realizando atividades de acompanhamento aos familiares que tem pacientes em atendimento na área de Urgência e Emergência da instituição. A ação faz parte das atividades do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Trauma e visa minimizar o sofrimento e a angústia dos parentes que esperam notícias na recepção principal.

A Assistente Social, Aline Marinho, ressalta que a meta da ação é dá uma assistência mais completa e acolhedora aos familiares objetivando aliviar a tensão e a ansiedade sofrida nos momentos de espera. “Entendemos que atividade como esta é de estrema importância no processo de acolhimento humanizado, porque diminui a angústia e o sofrimento dos familiares por noticias dos entes queridos em atendimento. Na medida em que explicamos os procedimentos que estão sendo realizados no pacientes percebemos que os familiares ficam menos ansiosos e mais calmos facilitando a aproximação e o diálogo”, explica.

De acordo com coordenadora do GTH, Gorete Rezende, a atividade tem o objetivo de aproximar a gestão dos usuários do Hospital e agilizar a comunicação. “Acreditamos que por meio do diálogo aproximamos os pacientes, acompanhantes e visitantes. E isso pode proporcionar bom andamento em todos os setores da instituição”, ressalta.

Diariamente, nos horários das 8h30 e 15h00, na recepção principal, psicólogos e assistentes sociais realizam palestras de informações básicas sobre as normas e rotinas da unidade de saúde, neste momento, os familiares podem tirar dúvidas sobre o estado de saúde dos seus enfermos, como também informações sobre as classificações de risco e o funcionamento do setor de Psicologia e Serviço Social da instituição”, informou.