João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma promove treinamento sobre esterilização de material hospitalar

terça-feira, 10 de abril de 2012 - 12:22 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma de João Pessoa está treinando enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da Central de Material e Esterilização (CME). Esse setor é responsável pela recepção, limpeza, preparação, esterilização, guarda e distribuição de material hospitalar. A capacitação integra o programa interno de educação continuada.

De acordo com Rodrigo Rodrigues, coordenador da Central, o treinamento qualificação os profissionais no que diz respeito ao funcionamento e a importância da esterilização de materiais: “As palestras servem para que todos compartilhem suas experiências no manuseio de materiais específicos, como testes para autoclaves, escovas para lavagem de material canulado, instrumentais usados em cirurgias, bem como todo processo estéril”, explica.

Segundo a técnica de enfermagem  Maysa Xavier, a CME é conhecida no meio técnico como o coração do Hospital, já que é o local onde se recebe todo o material sujo, para ser esterilizado e distribuído para outros setores. “Nossa função é eliminar a carga microbiana por meio da esterilização e desinfecção, e distribuir esse material aos diversos setores da unidade de saúde,” informou.

Serviço – No ano passado o Governo do Estado pôs em operação a esterilizadora Sterrad que tem capacidade de 100 litros, e estava encaixotada e sem funcionamento há sete anos. Com isso, o Hospital de Trauma recebeu o ‘Selo Verde’, da Empresa Jonhson e Jonhson.

Dentre os inúmeros benefícios, o equipamento não utiliza água no processo de esterilização, tem baixo consumo de energia (equivalente ao consumo de uma TV), proporciona aumento da longevidade dos materiais e não libera resíduos pela rede de esgotos.