João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma-JP tem serviço próprio de descontaminação de roupa hospitalar

sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 17:20 - Fotos: 

Foto: Walter Rafael

Referência em urgências e emergência no Estado, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena também se destaca nos serviços de apoio, ao contar como uma moderna lavanderia própria. Dentro do complexo, está incluída uma rouparia e uma sala de costura, onde são lavadas, passadas, restauradas e construídas mais de três toneladas de roupas por dia, uma média de 100 toneladas por mês.

Segundo Gheusa Castelo Branco, o setor é adequadamente equipado e preparado para atender os pacientes e profissionais da saúde que trabalham no Hospital. “A lavanderia conta com 56 funcionários e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por se tratar de um hospital de grande porte, o setor de processamento de roupas é essencial para a prestação  de serviços com agilidade, segurança e qualidade, tanto para usuários quanto para funcionários”, disse.

Gheusa explicou que, depois de serem coletadas, as roupas passam por um processo de triagem, com procedimentos detalhados que, além de remover a sujeira das peças, também promove a sua descontaminação, por meio de técnicas e produtos específicos. “Depois de lavadas, secas, passadas, dobradas e embaladas em kits, as peças são distribuídas aos setores de origem, conforme necessário”, acrescentou.

O setor conta ainda com um  anexo destinado à sala de costura, onde é confeccionado todo o enxoval hospitalar (lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes e funcionários, compressas,  aventais, gorros e panos de limpeza, entre outros).