Fale Conosco

12 de janeiro de 2015

Trauma-JP registra 130 mil atendimentos de fisioterapia



Cerca de 130 mil atendimentos foram realizados pelo setor de Fisioterapia do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no ano de 2014, entre fisioterapia respiratória e motora.

De acordo com a coordenadora, Kamila Marinho, todos os setores da unidade de saúde são assistidos pelo serviço. “Os fisioterapeutas da instituição de saúde prestam assistência às enfermarias, Áreas Vermelha e Amarela, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Pediatria, Unidade Pós-Operatória (UPO) e Unidade de Pacientes Graves (UPG)”, explicou.

Além do Hospital de Trauma, existe também uma equipe de fisioterapeutas à disposição do hospital de retaguarda (Hospital de Traumatologia e Ortopedia – HTOP), que assiste as enfermarias e UTI da unidade hospitalar. No total, são 77 profissionais da área oferecendo serviços aos pacientes internados tanto no Hospital de Trauma, quanto no HTOP.

Kamila Marinho relatou ainda que os profissionais de fisioterapia trabalham em sintonia com a equipe multidisciplinar, sendo o fisioterapeuta o responsável pela avaliação dos diversos tipos de pacientes necessitados de tratamento fisioterápico como os pós-cirúrgicos, ortopédicos, neurológicos, traqueostomizados ou clínicos, nos quais são trabalhados dois aspectos: respiratório e motor.

O trabalho desenvolvido pelos profissionais objetiva prevenir e/ou tratar as complicações respiratórias e motoras, minimizar os efeitos da imobilidade no leito, promover a integração sensória e cognitiva, reduzir o período de permanência de internação hospitalar do pacientes, bem como reintegrá-los, da melhor forma possível, ao convívio familiar e social.