Fale Conosco

11 de julho de 2016

Trauma-JP promove palestra para colaboradoras grávidas sobre aspectos psicológicos da amamentação



Dando prosseguimento à programação de atividades referentes ao projeto Mamãe Nota 10, foi realizada na sexta-feira (8), no auditório do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, palestre sobre “Aspectos Psicológicos da Amamentação”, voltada para as colaboradoras grávidas. O objetivo foi orientar as funcionárias da unidade hospitalar acerca da importância do equilíbrio emocional num momento tão especial de suas vidas. A palestra foi ministrada pela psicóloga do setor de Promoção da Saúde da Unimed – João Pessoa, Roberta Mota.

“Estudos mostram que 80% da amamentação bem sucedida está associada a fatores emocionais. Por essa razão, é muito importante o equilíbrio, pois através do ato de amamentar, a criança não só recebe o leite de que precisa para se desenvolver, como também se estabelece um relacionamento de carinho e afeto e, para que isso ocorra, é preciso manter-se emocionalmente equilibrada”, destacou a psicóloga.

O Hospital de Trauma possui em seu quadro funcional 25 colaboradoras grávidas, que trabalham nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, entre outras.  Algumas já são mães e outras estão se preparando para receber o primeiro filho. “Sabemos que, durante a gravidez, nossa sensibilidade fica bastante aguçada, por isto, precisamos de apoio psicológico no decorrer desse período”, ressaltou a auxiliar de Recursos Humanos da instituição de saúde, Jucilene Cardoso.

A enfermeira coordenadora do Núcleo de Agendamento de Cirurgias do hospital, Rebekka Teixeira, participou do evento e falou sobre ele. “Estou esperando meu primeiro filho, portanto, sou marinheira de primeira viagem. E, principalmente no meu caso, achei muito proveitosas as orientações que recebi. Esse apoio que estamos recebendo da instituição foi muito significativo, é bom se sentir valorizada, apoiada”, afirmou.

Projeto Mamãe Nota 10 - O projeto nasceu com o objetivo de orientar as mulheres em todas as fases que englobam a maternidade, acompanhando as colaboradoras desde a identificação da gravidez, com orientações para o pré-natal seguro, cursos para as gestantes, acompanhamento na fase de primeiros cuidados com o bebê, amamentação e também orientações para as mães que têm filhos até cinco anos de idade.