João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma JP mantém alerta contra queimaduras até o final da Copa

terça-feira, 29 de junho de 2010 - 19:14 - Fotos: 
O mês de junho está terminando, mas o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa, continua com a campanha educativa ‘Marcas que ficam para sempre’. Na manhã desta terça-feira (29), por exemplo, a equipe multidisciplinar da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) esteve no Hospital Arlinda Marques, no Bairro de Jaguaribe, ministrando uma palestra sobre os cuidados para evitar acidentes e como proceder em casos confirmados.

“As festas juninas passaram, mas ficou a Copa do Mundo, onde muitas pessoas soltam fogos de artificio nas comemorações. Por isso, continuamos a nossa campanha educativa para que prevenir os acidentes. O nosso principal alvo são as crianças, que por serem curiosas acabam se machucando com frequência”, alertou a coordenadora de enfermagem da UTQ, Beth Paiva.

Balanço – Apenas nos dias 23 e 24 deste mês, véspera e dia de São João, o Hospital de Trauma prestou atendimento a 33 vítimas de queimaduras, em sua maioria causada por manuseio com fogos de artificio. O número é 54% maior que o mesmo período de 2009, quando foram atendidos 18 queimados.

“Porém, devido as orientações repassadas pela campanha, as pessoas estão sabendo como proceder nos casos de queimaduras, lavando a área afetada com água corrente e não utilizando produtos como manteiga ou creme dental. Dessa forma, os pacientes tem uma melhor recuperação”, comemora a coordenadora.

De acordo com dados do sistema de informatização do hospital, de 1º a 30 de junho de 2009 foram atendidas 147 pessoas vitimadas por queimaduras. Tendo a mesma data como referência, porém até a manhã desta terça-feira (29), já foram socorridas para a unidade 163 pacientes, ou seja, 16 atendimentos a mais realizados este ano e o mês nem terminou.

O Hospital de Emergência e Trauma é referência no Estado no tratamento de vítimas de queimaduras. O setor possui leitos para crianças e adultos, inclusive com vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A equipe é formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.
Como proceder – A orientação para quem sofrer queimadura é lavar imediatamente a área atingida com água corrente. Não precisa usar sabão ou detergente, nem passar produto sobre a pele, como pasta, manteiga ou pomada. Depois de envolver o local com um pano limpo, procurar imediatamente o hospital. Quem tiver dúvidas e precisar de informações pode consultar a equipe multidisciplinar que atua na UTQ através do telefone 3216-5721. O setor funciona 24 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa