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14 de março de 2012

Trauma investe em tecnologia para melhoria de atendimento



Pioneiro no Estado da Paraíba, o Sistema Inovador de Tecnologia em Saúde (Sits), implantado pelo setor de Tecnologia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, permite que se tenha um controle em tempo real dos procedimentos oferecidos aos pacientes internados na instituição. Com o novo mecanismo, ficaram mais ágeis os procedimentos de internação, como também o controle das atividades dos usuários, facilitando, assim, o gerenciamento dos leitos e dados estatísticos das atividades realizadas no hospital.

De acordo com Celso Cunha, gerente de Implantação e Qualidade do Trauma, a nova tecnologia permite que o Serviço Social do hospital acompanhe melhor os processos evolutivos dos pacientes. Segundo ele, isso facilita o contato do setor com os familiares e acompanhantes, no que diz respeito ao apoio psicológico e de assistência aos parentes do enfermo. “O objetivo é aperfeiçoar e facilitar o gerenciamento do Trauma. Por intermédio deste mecanismo, ficou mais fácil e eficaz o acompanhamento do paciente, além dos procedimentos efetuados dentro desta unidade hospitalar”, explicou.

O gerente ressaltou ainda que o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, e a direção do Hospital podem ter acesso aos números relacionados a atendimento, transferência e desocupação de leitos, como também, a informações estatísticas de caráter quantitativo das ocorrências diárias, por meio de qualquer tipo de navegador e aparelhos móveis, como celulares e tablets. “A direção pode avaliar em tempo real o número de leitos ocupados”, disse.

Para o auxiliar administrativo Eliseu Veras, com a implantação do programa ficou mais fácil localizar o paciente e encontrar o seu histórico, sem precisar solicitar a outro setor. “Agora temos a noção exata da quantidade de atendimentos, dos procedimentos realizados com os pacientes e dos leitos ocupados – e isso aperfeiçoa o nosso trabalho”, disse.

O Sits foi implantado no Trauma em setembro de 2011. Desde então, mensalmente vem sendo aperfeiçoado. Todos os funcionários que utilizam o sistema receberam treinamento para o manuseio eficaz do programa e são acompanhados pelo setor de informática, diariamente.