João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma faz homenagem a enfermeiros reunindo servidores da unidade em culto ecumênico

quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 18:05 - Fotos: 

O Dia do Enfermeiro foi lembrado na manhã desta quinta-feira (12) pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, que reuniu a categoria, pacientes e outros servidores para prestar homenagens em culto ecumênico. A unidade conta hoje com a mão de obra qualificada de mais de 800 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De acordo com o diretor administrativo do Trauma, Ginaldo Lago, que representou a diretoria do hospital, o enfermeiro assume hoje funções múltiplas como psicólogo, fisioterapeuta, médico, entre outros. “O enfermeiro não só trata com medicamentos, mas, sobretudo, com apoio psicológico”, disse. Ele fez um apelo à categoria para que não só comemorasse a data, mas sentisse nesse dia a responsabilidade da profissão. “Merecem todas as homenagens, pois são pessoas abnegadas que se doam em cuidar 24 horas das pessoas”, destacou.

A coordenadora do setor de enfermagem do Trauma, Lana Márcia Bezerra, resumiu a atividade ao dizer que não é só profissão, mas missão, e lembrou ainda de seu trabalho há 10 anos no hospital ao lado de colegas enfermeiros de muito tempo de batente a quem chamou de ‘velha guarda’.

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.