Fale Conosco

26 de outubro de 2011

Trauma de JP será primeira unidade pública da Paraíba com certificado de Acreditação



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena será a primeira unidade pública a conquistar o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na Paraíba. O selo atesta a qualidade dos serviços prestados em unidades de saúde, garantindo maior transparência e eficiência no atendimento médico.

O processo foi iniciado com uma palestra sobre Acreditação Hospitalar, para funcionários do Trauma, coordenadores e diretores da unidade. A apresentação ocorreu no auditório do hospital e foi proferida pela superintendente do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), Joseane de Oliveira Vivam.

O IPASS foi a primeira certificadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA e averiguou as primeiras Instituições de Saúde do Brasil. Sua missão é promover a melhoria contínua dos serviços de saúde, mediante atividades educativas e de avaliação dos processos de assistência e gestão, por meio do processo de Acreditação.

Segundo Joseane, define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Nas experiências brasileira e internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e atualização da sua metodologia. “O selo é uma indicação de que a instituição segue uma padronização e se preocupa com a qualidade em tudo o que faz para evitar a ocorrência de danos à saúde.”

O consultor da Cruz Vermelha Edmond Silva destacou a importância da certificação para o Hospital de Trauma de João Pessoa. “Sabe-se que o ser humano comete erros, cabe aos gestores estabelecer formas de reconhecê-los antes que seja causado dano ao paciente. Quem ganha com isso é o usuário que pode ter a certeza de contar com um hospital publico e gratuito, com atendimento de qualidade”, disse.