Fale Conosco

2 de fevereiro de 2015

Trauma de João Pessoa fez mais de 108 mil exames por imagens em 2014



Em 2014, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 108.194 exames de diagnóstico por imagem. O número inclui o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, que funciona como retaguarda da unidade de saúde.

De acordo com o coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI, Diogo Fernandes de Figueiredo, a rapidez e a precisão de uma equipe própria, formada por médicos, tecnólogos, técnicos de enfermagem  e enfermeiros são o diferencial de um serviço que está disponível para auxiliar o diagnóstico, no momento que o médico achar necessário. “O CDI é o coração do Hospital de Trauma, uma vez que a maioria dos nossos pacientes são politraumatizados e precisam de um diagnóstico ágil, rápido e preciso”, destacou.

Diogo Fernandes afirmou ainda que os acidentes com motocicletas lideraram os exames por imagem no ano passado. “Percebemos um crescimento em entrada de pacientes no CDI e o principal motivo foram os acidentes envolvendo motocicletas”, completou.

O centro da unidade de saúde dispõe de uma equipe formada por 132 profissionais especializados, divididos em duas salas de raios-x fixas, um tomógrafo, uma sala de endoscopia completa e ultrassom, além de  arcos cirúrgicos e raios-x móveis, que facilitam o atendimento  aos pacientes com dificuldade de locomoção. “Funcionamos 24 horas por dia, todos os dias da semana, e com profissionais treinados e qualificados para os mais variados exames”, disse o coordenador.