João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma de CG homenageia profissionais de Enfermagem

terça-feira, 15 de maio de 2012 - 08:14 - Fotos:  Secom-PB

Em comemoração ao dia do enfermeiro, o Hospital de Trauma de Campina Grande promove, até a próxima sexta-feira (18), a 1ª Semana de Enfermagem. Estão sendo realizadas várias atividades, entre elas: palestras, oficinas, mini-cursos, sorteios, distribuição de brindes e premiação para o destaque da enfermagem. O evento acontece no auditório da unidade hospitalar.

Nesta terça-feira (15), duas palestras serão proferidas pela manhã; Avaliação Inicial do Politraumatizado, às 9h, e Protocolo Atual da Dor Torácica, às 10h, com a palestrante Enf. Dr.ª Virginia Porto. À tarde serão ministrados dois mini-cursos com Enf. Dr.ª Virginia Porto. Os assuntos abordados serão Eletrocardiograma, a partir das 14h, e logo em seguida Oxigenoterapia, com inicio às 15h. Além disso, será realizada a “Tarde da Beleza”, onde as participantes do evento recebem tratamentos estéticos dos profissionais que estarão à disposição.

Na quarta-feira (16), a programação será iniciada com o “Bom Dia com Canções”, e logo após, o Enf. Dr. Allan Dionizio vai explanar sobre “Ética e Gratidão: O Olhar do Paciente”.

No dia seguinte, três palestras estão programadas. Às 9h, a Enf. Dr.ª Janaína Sampaio irá conduzir o tema Coberturas Especiais para feridas, e em seguida, às 10h, a Enf. Dr.ª Silvia Mota se pronunciará sobre o mesmo tema, abordando outros aspectos. Ainda pela manhã, a Nutricionista Karielle Paiva abordará o Enfoque Nutricional da Cicatrização de Feridas.

No mesmo dia, no período da tarde, será exibido o filme Golpe do Destino, que será debatido pelas enfermeiras doutoras Ana Rita Ribeiro e Cynara Moury. Logo após acontecerá um dos momentos mais esperados, a premiação para o “Destaque da Enfermagem” do Hospital de Trauma de Campina Grande. Um reconhecimento pelo trabalho prestado na unidade.

O evento será finalizado na sexta-feira (18) com duas palestras pela manhã. Fisioterapia Dermato-funcional e Quick Massagem; e Coleta Seletiva e Compromisso Social.

Segundo a gerente de Enfermagem do hospital, Ana Caroline Tavares, o evento tem o objetivo de trazer conhecimento científico como também de agradecimento e reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de enfermagem. “São pessoas determinadas que estão dispostas a cuidar do paciente buscando, acima de tudo, levar um trabalho humanizado preservando sempre a vida”, observa.

O Trauma de Campina Grande mantém parceiras com universidades da cidade e, de acordo com a gerente, o resultado vem sendo positivo. “As parceiras firmadas entre universidades de Campina Grande são super importantes para a instituição, pois além dos estágios são produtoras da parte científica de enfermagem junto ao hospital. Durante todo ano, procuramos qualificar nossos profissionais, promovendo cursos, palestras e seminários, pois estamos sempre em busca de uma melhor assistência”, finaliza.

A programação acontece paralelamente com a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, que homenageia a primeira enfermeira do Brasil, Ana Neri, que prestou serviço na guerra do Paraguai, na qualidade de enfermeira. Em 1938, durante o governo de Getúlio Vargas, foi assinado o decreto n.º 2.956, que instituía o Dia do Enfermeiro sendo comemorado dia 12 de maio, como o intuito de serem prestadas homenagens à memória de Ana Neri em todas as escolas de enfermagem e hospitais do país. Em 02 de dezembro de 2009 foi criada lei que coloca a enfermeira Ana Neri no livro Heróis da Pátria.

O Hospital de Trauma de Campina Grande conta com mais de 800 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Comissão de Enfermagem da unidade é formada pela Diretora do Núcleo de Enfermagem, Enf. Dr.ª Aline Carvalho; as Gerentes de Enfermagem: Enf. Dr.ª Ana Caroline Tavares, Enf. Dr.ª Ana Larissa Soares, Enf. Dr.ª Ana Rita Ribeiro, Enf. Dr.ª Talita Costa Falcão e pelo Núcleo de Educação Permanente, com a Enf. Dr.ª Cynara Moury.