Fale Conosco

27 de abril de 2012

Trauma de Campina promove palestra sobre KPC



A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Trauma de Campina Grande promove nesta segunda-feira (30), uma palestra sobre a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). O tema será tratado pela coordenadora da CCIH, Aluska Mirtes, no auditório da unidade a partir das 15h.

A equipe do hospital tem feito um trabalho de educação permanente para os profissionais de saúde em busca de trazer esclarecimentos e tirar dúvidas de todos os funcionários. Segundo declarou a enfermeira do setor, Sueli Pontes, a palestra será muito importante para que todos possam ter conhecimento de um assunto que ainda assusta. “Existem pessoas que se espantam quando o tema é a KPC, inclusive profissionais da área, mas se tomarmos cuidado com a prevenção, não há motivo para se preocupar”, explica.

Ainda segundo Sueli, todas as instituições de saúde devem promover ações de prevenção para evitar a contaminação, inclusive com procedimentos simples. “É importante a utilização de luvas e capote quando estivermos em contato com o paciente contaminado. Depois é necessário lavar bem as mãos para evitar a proliferação da bactéria aos objetos, e consequentemente aos outros pacientes”, finaliza.

A Comissão desenvolve um trabalho de conscientização e mantêm um controle rigoroso de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, trazendo assim tranquilidade para a população que utiliza os serviços da unidade hospitalar, e mantendo desta forma os índices de infecção dentro dos limites aceitáveis.