Fale Conosco

16 de novembro de 2012

Trauma de Campina Grande terá duas novas residências médicas em 2013



O Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), terá mais duas residências médicas em 2013. Serão disponibilizadas três vagas na área de anestesiologia e duas na de clínica médica.

Para o diretor geral do Hospital de Trauma, Geraldo Medeiros, essa parceria entre a unidade hospitalar e a Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande só tem a beneficiar a população de Campina. “Com a chegada dos médicos residentes, os outros médicos terão uma nova visão e sentirão a necessidade de adquirir mais conhecimento”, ressaltou.

Do ponto de vista técnico, o diretor Flawber Cruz definiu a presença da pós-graduação em residência médica como qualificador científico do Hospital, garantindo também ao doente internado melhor sequência de acompanhamento, já que os residentes permanecem diariamente no hospital tratando dos casos e buscando melhor resolutividade em prol de seu aprendizado.

De acordo com o presidente da Comissão de Residência Médica da Facisa/FCM, Diego Gadelha, a procura pelas vagas nas residências deve ser alta devido a qualidade do serviço oferecido pelo Hospital de Trauma de Campina Grande. Gadelha disse que a escolha das duas áreas seguiu orientação do MEC em virtude da necessidade de novos profissionais capacitados nessas áreas.

A Comissão de Residência Médica da Facisa (Coreme) vai se reunir na próxima quinta-feira (22), quando será divulgado o edital para a inscrição e seleção.  De acordo com o MEC, ao médico residente é assegurada bolsa no valor de R$ 2.384,82, em regime especial de treinamento e serviço de 60 horas semanais. O valor será desembolsado pela FCM/Cesed.

No Trauma-CG já funcionam duas residências médicas em parceria com a FCM: Ortopedia e Traumatologia e Oftalmologia.