Fale Conosco

10 de julho de 2012

Trauma de Campina Grande realiza workshop sobre doação de órgãos



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realiza, nesta quarta-feira (11), o Workshop sobre Doação de Órgãos para Transplantes. O evento será realizado no auditório da unidade hospitalar, no horário das 13 às 18 horas.

O diretor-geral do hospital, Geraldo Medeiros, explica que a iniciativa tem o objetivo de mobilizar profissionais de saúde e toda sociedade sobre a importância das doações. O público-alvo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, estudantes e demais profissionais da área da saúde.

De acordo com a diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro, um evento dessa natureza vai proporcionar conhecimento e capacitação aos participantes para que eles possam ser agentes ativos e multiplicadores dessa corrente em prol da vida onde cada membro tem papel fundamental.

Segundo Gyanna, é importante reconhecer o papel do Trauma de Campina Grande que nesse momento apóia iniciativas dessa natureza e se destaca como hospital que tem procurado colaborar ativamente com a política de transplante em nosso Estado.

A diretora ainda enfatiza que no Estado da Paraíba existem equipes para realizar captação e transplante de córneas, fígado, coração, rins e pâncreas.  Campina Grande se destaca como maior centro transplantador de rins no estado da Paraíba tendo realizado 29 transplantes em 2011 e 20 transplantes até junho deste ano.

“Todo paciente em morte encefálica é doador, desde que não apresente contra indicação absoluta, como alguns tumores malignos”, disse a médica.

Para a diretora da Central de Transplante da Paraíba, as maiores causas de negativa por parte das famílias são: o desconhecimento do processo de morte encefálica, o receio da deformação do cadáver, ou o respeito da vontade do paciente que veio a óbito em não ser doador.

A Central de Transplantes da Paraíba fica localizada em João Pessoa e mantém núcleos de captação em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira funcionando respectivamente no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Figueiredo, Hospital Regional de Patos e Hospital Regional de Guarabira.

Programação:

DATA – 11/07/2012

13:00H – CREDENCIAMENTO

13:30 H – ABERTURA OFICIAL

- DR. GERALDO ANTÔNIO DE MEDEIROS –MÉDICO/DIRETOR  GERAL DO HOSPITAL DE TRAUMA-CG

- DR. FLAWBER ANTÔNIO CRUZ-MÉDICO/DIRETOR TÉCNICO DO HOSPITAL DE  TRAUMA DE CG

- DRª. GYANA LYZ DE MELO M. MONTENEGRO– MÉDICA/DIRETORA DA CENTRAL DE TRANSPLANTES DA PARAÍBA;

- DR. ALYSSON LUIS DE BELO P. ASSIS – MÉDICO/COORDENADOR DO NUCLEO DE CAPTAÇÃO DE CAMPINA GRANDE

 

 14:10H –  PALESTRA:

PAPEL DO PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE DOAÇÃO PARA TRANSPLANTES

PALESTRANTE – RITA DE CÁSSIA DIAS CALADO– PSICÓLOGA DA CENTRAL DE TRANSPLANTES DA PARAÍBA

14:40 – PALESTRA:

IDENTIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PACIENTE EM MORTE ENCEFÁLICA NA UTI

PALESTRANTE – MYRIAM CARNEIRO DE FRANÇA – ENFERMEIRA/GERENTE DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DA CENTRAL DE TRANSPLANTES DA PARAÍBA

15:40 – COFFEE-BREAK

 

 

 

16:00H –  PALESTRA:

ACOMPANHAMENTO DE  PACIENTE

TRANSPLANTADO RENAL

PALESTRANTE: DRª. ANA MARIA DIAS PONTES

NEFROLOGISTA/ HEMODIÁLIS HOSP. ANTONIO TARGINO

 16:40H -   DISCUSSÃO

PANORAMA GERAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB

MEDIADORAS:       JOSINÉIA FREIRE

(ASSISTENTE SOCIAL)

VÂNIA SUELY ARAÚJO

(PSICÓLOGA)

17:40– VIDA PÓS TRANSPLANTE -

DEPOIMENTO DE UM TRANSPLANTADO

 18:00– PALESTRA:

PROTOCOLO DE MORTE ENCEFÁLICA:

COMO REALIZAR?

PALESTRANTE: DR. DANIEL P. DEAN RAMOS

(MÉDICO NEUROCIRURGIÃO)