Fale Conosco

5 de abril de 2013

Trauma de Campina Grande realiza capacitação para profissionais de Enfermagem



O programa de Educação Continuada do Hospital Estadual de Trauma de Campina Grande promove, entre os dias 8 e 10 de abril, o curso Cuidados com a Biossegurança. A capacitação acontece no auditório do hospital, a partir das 14h, e é destinada aos técnicos de enfermagem e enfermeiros da unidade e profissionais de outras instituições. Os funcionários irão receber informações para se prevenirem de situações inesperadas no contexto hospitalar buscando diminuir o risco de infecção no ambiente de trabalho, o manejo com os pacientes, e a utilização dos equipamentos de proteção individual.

O objetivo do curso é levar informações sobre como proceder e conduzir sobre os métodos adequados para o procedimento de esterilização e descontaminação dos instrumentos de trabalho, buscando promover a conscientização para o desenvolvimento seguro e correto da biossegurança em ambientes hospitalares, laboratórios e trabalhos de campo. A iniciativa também procura identificar e analisar os principais riscos inerentes às atividades desenvolvidas no hospital, além de estimular a adoção de cuidados para preservar a saúde dos usuários, acompanhantes e profissionais da instituição.

De acordo com a diretora do Núcleo de Enfermagem, Aline Carvalho, o curso faz parte do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), em parceira com escolas e universidades que buscam atualizar os profissionais com a utilização de equipamentos de proteção Individual (EPI) e reduzir ao máximo o risco de infecção hospitalar.

Segundo Aline Carvalho, o trabalho de capacitação dos profissionais de saúde tranquiliza a população que necessita dos serviços hospitalares. “Realizamos um trabalho constante de aperfeiçoamento. Estamos a todo momento em atualização para acompanhar a estrutura e equipamentos modernos dessa casa hospitalar, e isso requer profissionais qualificados”, finaliza.

Atualmente o Trauma de Campina Grande possui cerca de 920 profissionais no setor de enfermagem, entre técnicos e enfermeiros.  O hospital é referência em traumatologia para 173 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco, a unidade chega a atender 300 pacientes, diariamente. O Governo do Estado investe mensalmente cerca R$ 7 milhões para a manutenção do Trauma de Campina Grande.