Fale Conosco

24 de agosto de 2012

Trauma de Campina Grande implanta programa de Ausculta Qualificada Gerencial



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande deu início ao Programa de Ausculta Qualificada Gerencial para se aproximar dos acompanhantes dos pacientes usuários do SUS a fim de debater dificuldades e soluções para o acolhimento humanizado.

Neste primeiro momento, a Direção e a Ouvidoria do Hospital estimularam esta ferramenta de controle social e humanização da discussão em saúde, tendo participado representantes dos doentes escolhidos pela coordenação de Serviço Social e Psicologia, cujo critério foi a participação efetiva destes acompanhantes nas queixas referentes ao atendimento.

Segundo o diretor técnico, Flawber Cruz, como conclusão inicial desta ausculta, foram identificados como as duas principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes e acompanhantes a demora sobre as informações de localização dos doentes e pouco esclarecimento da equipe médica sobre o estado de saúde dos doentes.

Flawber destacou que os pontos elogiados durante esta primeira ausculta gerencial foram as instalações do Hospital e o atendimento de enfermagem.

O diretor técnico do Trauma disse que com base neste primeiro encontro, estará encaminhando para a Secretaria Estadual de Saúde um projeto para informatização do Hospital e também está sendo implementado o Programa de Acreditação Profissional para médicos, no sentido de estimular a capacitação continuada destes profissionais sobre o atendimento SUS.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realiza diariamente 300 consultas. Só este ano, foram atendidas 62.693 pessoas.