João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma-CG recebe 2º caso no ano de criança com quadro grave transferida de outro Estado

sexta-feira, 6 de julho de 2012 - 10:00 - Fotos: 

A falta de vagas nas unidades de saúde especializadas no atendimento infantil de casos graves em outros Estados tem feito com que o Hospital de Trauma de Campina Grande surja como referência para municípios fora da Paraíba. O caso mais recente é o de um bebê de dois meses que chegou na tarde desta quinta-feira (5) vindo do Hospital Regional do Agreste, de Caruaru (PE).

A criança, com quadro de infecção respiratória grave, foi acometida de parada cardiorrespiratória e chegou ao Trauma em helicóptero da Polícia Rodoviária Federal, já que precisava com urgência de suporte hospitalar mais avançado.

O vôo de Caruaru para Campina Grande durou cerca de 35 minutos, e ao chegar no heliporto do Trauma uma equipe de profissionais já aguardavam o paciente para encaminhamento à Unidade de Terapia Intensiva. Os médicos procederam à drenagem de tórax e mantêm o bebê em ventilação mecânico já que o quadro de saúde embora estável permaneça grave.

Em abril deste ano outra criança passou pelo mesmo processo de transferência e graças ao pronto atendimento do Trauma de Campina Grande recebeu alta e passa bem.

O Trauma tem uma equipe de 250 médicos, sendo 27 plantonistas 24h em todas as especialidades de urgência. O hospital é o único a possuir na região a Unidade de Queimados com atendimento especializado.