Fale Conosco

10 de fevereiro de 2014

Trauma-CG e UEPB realizam curso sobre acidentes por animais peçonhentos



O Hospital de Trauma de Campina Grande realiza nesta quarta-feira (12), em parceira com o programa de pós- graduação em saúde pública da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Assistência e Informação Toxicológica, o curso “Acidentes por animais peçonhentos: Clinica e Tratamento”. O evento começa às 8h, no auditório da unidade hospitalar e é destinado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes. A palestra será proferida pelo professor Francisco Oscar de Siqueira Franca, da USP.

De acordo com a coordenadora do Centro de Assistência e Informação Toxicológica, professora Sayonara Lia Fook, o objetivo é capacitar o corpo clínico da unidade hospitalar e os estagiários do Ceatox sobre o tema. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (83) 33310-5850, com o psicólogo Moisés de Lima André, ou pelo email cece.regionalcg@bol.com.br.

O Ceatox-CG funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em regime de plantão permanente, com três plantonistas em cada turno e uma equipe formada por estudantes (dos cursos de Farmácia, Medicina e Enfermagem), médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

O Hospital de Trauma de Campina Grande é referência na região da Borborema no atendimento a pacientes picados por animais peçonhentos. Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência, a unidade de saúde conta com 262 médicos, sendo 37 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 308 leitos.

O Trauma-CG é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A unidade chega a atender 300 pacientes, diariamente.