Fale Conosco

16 de julho de 2013

Trauma-CG abre inscrições para workshop sobre insuficiência cardiorrespiratória



O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realiza no próximo dia 21 o 1º Workshop sobre Insuficiência Cardiorrespiratória Aguda e Manejo Multiprofissional. O evento acontecerá no auditório da unidade hospitalar, a partir das 9h, e reunirá vários profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes).

De acordo com o diretor técnico do Trauma – CG, Flawber Cruz, o evento traz uma moderna abordagem multidisciplinar, com discussão de casos clínicos e treinamento em modelos, sobre o atendimento das emergências graves como insuficiência cardíaca e dificuldade respiratória aguda, que norteiam cerca de 60% dos doentes graves atendidos nas emergências hospitalares.

Flawber explica que a temática abrange médicos, enfermeiros e fisioterapeutas e sua abordagem vislumbra a qualificação destes profissionais para o pronto-atendimento de emergências, aumentando a resolutividade e a segurança. “O Hospital de Trauma de Campina Grande dispõe de moderna aparelhagem para este atendimento, devendo a equipe ser continuamente treinada”, disse.

Ainda segundo ele, a vinda de facilitadores de outros Estados permite a troca de experiências na discussão de casos clínicos, alcançando o hospital nível de excelência na transparência de ações educativas, oferecendo aos profissionais aprendizado vinculado aos protocolos de atendimento seguidos no restante do País.

O evento consta de palestras e treinamentos com profissionais da equipe médica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: cece.regionalcg@bol.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310.5850 – ramal 5813.

Programação:

9h: Abordagem inicial ao paciente com choque – Dr. Benício Romão – UFAL

10h: Manejo das vias aéreas – Equipe de profissionais médicos da UFAL

14h: Insuficiência cardiorrespiratória aguda-manejo multiprofissional – Dr. João Rodrigues- UFAL

15h: Treinamento (reanimador, bolsa-valva-máscara, gerador de fluxo, laringoscópio, ventilador mecânico e desfibrilador ) – Profissionais da equipe médica da UFAL