Fale Conosco

4 de agosto de 2011

Trauma capacita pessoal para atingir certificação na área hospitalar



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a gestão do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) iniciam ciclo de 16 cursos e 38 palestras para qualificar o quadro de servidores da unidade. As primeiras palestras e cursos tiveram início na segunda-feira (1º). A capacitação funcional faz parte de um conjunto de metas internas que a unidade precisa atingir para conquistar certificação na área hospitalar, chamado Acreditação.

Segundo o secretário titular da pasta, Waldson de Souza, a meta é conseguir o título – emitido por órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo – nos próximos doze meses. “Aliado a isso, a unidade precisa recuperar o seu perfil, que é de atender os casos de emergência e aumentar o número de cirurgias de emergência em 30% no período de três meses, entre outros”, disse.

De acordo com a gestão do hospital, os cursos serão ministrados pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), graças a um protocolo de intenções assinado na última semana, voltado, dentre outras atividades, à implementação de projetos de pesquisa e extensão e à promoção de palestras.

Direção Defensiva, Organização de Eventos, Higiene e Segurança no Trabalho fazem parte dos 16 cursos programados para esse mês, voltados para motoristas, recepcionistas, coordenadores, entre outros. A carga horária varia de 20 a 90 horas/aula, que serão ministrados na Espep.

O Núcleo de Recursos Humanos do Trauma está selecionando os profissionais que serão treinados. Já as palestras serão ministradas nas dependências internas do hospital. O primeiro tema ministrado, “Como Humanizar Seres Humanos”, pela fisioterapeuta e coordenadora de Ações Estratégicas do hospital, Rosângela Guimarães, contou com a participação de 80 servidores.