João Pessoa
Feed de Notícias

Tradição dos festejos juninos aquece turismo da Paraíba

terça-feira, 19 de junho de 2012 - 11:53 - Fotos:  Ilustração

Forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas e bandas regionais e nacionais. É assim durante todo mês de junho na Paraíba, quando a população se mobiliza em torno da principal festa da cultura regional e acaba por formatar um dos mais procurados produtos turísticos do Estado – as festas juninas.

Nesse período, a Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações, especialmente do legítimo forró pé de serra e da hospitalidade dos paraibanos. A culinária regional à base do milho é um desses atrativos.

A programação cultural atende a todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação, a exemplo de Campina Grande com o seu “Maior São João do Mundo”, que teve início no dia 1º de junho e vai até 1º de julho. Promovidas pelo poder público ou mobilizadas pela tradição que move o próprio cidadão, as festas seguem em quase todas os 223 municípios, onde se destacam João Pessoa, Patos, Sousa, Cajazeiras, Santa Luzia, Solânea e Bananeiras.

Campina Grande – A programação do “Maior São João do Mundo” este ano homenageia o centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga. A festa entrou no rol dos melhores destinos turísticos pelo Portal Viaje Aqui da Editora Abril, e entre os seus atrativos estão shows com artistas regionais e nacionais, trios de forró, apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, poesia, cantoria de viola e o forró no Parque do Povo. A festa se repete nos Distritos de Galante e São José da Mata, onde o visitante pode chegar usando o “Trem do Forró”.

João Pessoa – Na capital, a festa vai de 22 a 29 de junho no Ponto Cem Réis e na Praça Dom Adauto. A comemoração homenageia Gonzagão e Marinês. Nomes como Alceu Valença, Antônio Barros e Cecéu, Nando Cordel, Santanna e Flávio José animam as noites. São mais de 50 atrações.

Sousa – No município de Sousa, distante 427,1 km de João Pessoa, a Prefeitura decidiu valorizar artistas do município e da região.

Monteiro – Este ano, o município de Monteiro (319 km da Capital) realiza o São João com o tema “O Melhor de Todos os Tempos”. A programação vai até 22 de junho. O tradicional festival de quadrilhas com a participação maciça da comunidade acontece no período de 23 a 28, com shows de música regional e bandas de forró.

Taperoá – Na expectativa de receber em torno de 30 mil pessoas, o “São João lá no meu Taperoá” (250,8 km da Capital) está programado para o período de 21 a 24, reunindo também grandes bandas da música nordestina.

Santa Luzia – Este ano, o São João de Santa Luzia (261 km), um dos mais tradicionais da Paraíba, vai comemorar 70 anos. A expectativa é de que 150 mil pessoas participem dos cinco dias de festa, de 20 a 24 de junho, com cerca de 30 atrações, mais de 50 horas de forró em três ambientes: Parque do Forró, Palhoção do Povo e Rua de Baixo.

Solânea – A cidade é conhecida por ter uma das melhores festas da Paraíba. Serão cinco dias de arrasta-pé realizado nos dias 12, 21 a 24 de junho, com o tema “Uma festa do tamanho da sua alegria”.

Bananeiras – Os festejos serão realizados na Praça Epitácio Pessoa, e na Rua Coberta onde será instalado o palco principal das atrações musicais. Conhecido e afamado pelo cultivo da música junina de origem, este ano, o São João será aberto por Ranieri Gomes, na quinta feira (21).

Patos – A 299 km de João Pessoa, o município de Patos espera receber este ano cerca de 80 mil pessoas por dia, durante os 13 dias de festa. Serão mais de 50 atrações. A festa começou no dia 18 e se estende até 30 de junho.

Cajazeiras – A cidade promove dez dias de festa com grandes atrações. A programação vai até o dia 28 de junho. Entre os forrozeiros estão Assisão, Clã Brasil, Garota Safada e Sirano e Sirino.