João Pessoa
Feed de Notícias

Trade turístico, entidades de portadores de deficiências e órgãos do setor se reúnem na Funad

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 19:42 - Fotos: 

A Paraíba vai discutir estratégias para desenvolver a acessibilidade no turismo, nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa. A promoção do I Encontro Paraibano de Turismo Adaptado é do Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), com a colaboração do Governo do Estado, através da própria Fundação.

A iniciativa, que também tem a chancela do Ministério Público, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), do Instituto de Cegos da Paraíba e da Mais Brasil Turismo, deve reunir mais de 300 representantes do trade turístico do Estado e de instituições de apoio aos portadores de necessidades especiais. “Esse Encontro já representa mais uma vitória na luta das pessoas portadoras de deficiências”, comemora a presidente da Funad, Rosália Lins Araújo.

Realidade – De acordo com a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, realmente no Brasil as estatísticas sobre a modalidade adaptada não são satisfatórias e na Paraíba o cenário não é diferente. Ela atribui essa realidade – principalmente – ao fato de que a maior parte dos hotéis paraibanos foi construída na década de 90, antes da vigência de legislação específica. “Isso nos torna deficientes, porque não temos a eficiência necessária para atender a todas as demandas”, explicou Regina.

“Mas está na hora de mudarmos, de nos tornarmos eficientes em todos os sentidos e para isso vamos debater com quem mais entende do assunto”, informou a gestora do Sebrae-PB, referindo-se aos palestrantes e convidados que participarão do Encontro, a exemplo dos consultores em Turismo Adaptado e Acessibilidade, Ricardo Schimozakai (Freeway Acessível Agente de Viagens) e Antônio Gualberto, respectivamente.

A presidente da Funad, Rosália Lins Araújo, entende que o Encontro será “uma oportunidade ímpar para os representantes das entidades de apoio à pessoa com deficiência, pois eles poderão dizer diretamente ao segmento turístico (representantes do Convention Bureau, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira-ABIH, da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens-Abav, Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária-Infraero, PBTur e de secretarias municipais de turismo) o que é preciso para o turismo adaptado se desenvolver com sustentabilidade”.

Programação do 1º Encontro Paraibano de Turismo Adaptado

08h00– Credenciamento
08h30 – Coffe break
09h30 – Abertura
10h00 – Palestra: ‘Como preparar um destino turístico para atender ao turismo adaptado’.
Palestrante: Ricardo Schimozakai – Empresário Freeway Acessível Agente de Viagens – São Paulo (SP)
11h00 – Debate
11h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Palestra: ‘Hotel Campo dos Sonhos – Um caso de sucesso em turismo adaptado’.
Palestrante: José Fernandes Franco – Empresário do Hotel Campo dos Sonhos – Socorro (SP)
15h00 – Debate
15h30 – Coffe break
16h00 – Palestra: ‘Resort Mussulo – Uma experiência paraibana em acessibilidade’ – Conde (PB)
Palestrante: Antônio Gualberto – Professor e consultor em acessibilidade
17h00 – Palestra: ‘Dispositivo legal para acessibilidade nos equipamentos e serviços turísticos’.
Palestrante: Valberto Lira – Promotor de Defesa dos Direitos do Cidadão – Ministério Público da Paraíba.
18h00 – Encerramento.

 

Da Assessoria de Imprensa da Funad, com foto de Walter Rafael da Secom