João Pessoa
Feed de Notícias

Trabalhos abordam o problema das drogas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 - 17:56 - Fotos: 
Informações técnicas e educativas foram trabalhadas por alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos e transformadas em peças teatrais e no CD ´Direitos Violados´, que aborda, entre seus temas principais, o grave problemas das drogas e suas conseqüências. Uma das fontes de inspiração e conhecimento para o desenvolvimento do trabalho foi o livro ´Drogas – Problema Meu e Seu`, autoria do gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, que foi homenageado, nesta quarta-feira (01), durante a XIV Mostra Cultural da Escola, na capital paraibana.

A Mostra contou com a participação de aproximadamente 300 alunos, com idades de 08 e 15 anos. Entre as diversas expressões artísticas exibidas no dia estavam as danças, apresentações musicais e teatrais voltadas para temas variados e reflexivos, abordando problemas sociais, como o uso de substâncias químicas, bulling, pedofilia, homofobia, entre outros, que também foram trabalhados no CD ´Direitos Violados`, lançado durante o evento.

Para Deusimar Guedes, a iniciativa da escola é exemplar, tanto pelas mensagens transmitidas e trabalhadas com os alunos, como também porque viabilizar diversas atividades lúdicas, culturais e esportivas é um incentivo para o estudante descobrir o seu próprio talento. “Proporcionar ao jovem alguma atividade saudável, que ele tenha prazer em praticar, significa mantê-lo longe das drogas, pois, além de elevar a auto estima, sabemos que hábitos saudáveis não combinam com o uso de substâncias”, ressalta.

Durante a Monstra Cultural, o gestor do PEPD/PB realizou um bate papo com os alunos, apresentando os efeitos devastadores das drogas e esclarecendo dúvidas dos adolescentes. “Muitos dos estudantes dessa escola são moradores de comunidades que convivem a complicada realidade causada pelas drogas, então eles tinham muitos comentários e questionamentos relacionados ao seu próprio dia a dia”, complementa o gestor do PEPD/PB.

Durante o evento, ficou firmada uma parceria entre o PEPD/PB e a Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, para a realização de mais atividades educativas, também com a participação da promotora da Infância e da Juventude na Paraíba, Soraia Escorel, que já é a madrinha dessa instituição de ensino e acompanhou a Mostra Cultural.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa do PEPD/PB