João Pessoa
Feed de Notícias

Trabalho de professor da UEPB é divulgado pela BBC News

quarta-feira, 31 de março de 2010 - 09:31 - Fotos: 
O trabalho intitulado, “Primates in traditional folk medicine: a world overview”, foi escrito pelo professor Rômulo, em parceria com dois doutorandos em zoologia, Wedson Souto e Raynner Barboza. Nele, a equipe procurou fazer uma revisão mundial sobre o uso de primatas na medicina tradicional. O artigo foi publicado, anteriormente, na revista internacional “Mammal Review”, periódico da UK Mammal Society, uma das mais importantes revistas da área, chamando atenção do editor de Notícias do Mundo da BBC News, Matt Walker.

Os resultados do trabalho mostraram que pelo menos 101 espécies de primatas são usadas na medicina tradicional em todo mundo. Dentre as espécies registradas, o professor verificou que a maioria está ameaçada de extinção, evidenciando a importância de compreender tais usos dentro do contexto da conservação de primatas.

“Deve-se ressaltar que, embora muitas das espécies medicinais estejam ameaçadas e o uso seja um fator adicional de pressão sobre essas espécies, pode-se perceber que o impacto dessa prática deve ser considerado junto com outros fatores, a exemplo da degradação de habitat e captura desses animais para outros fins que não medicinais, causas evidentes do declínio populacional de algumas espécies”, esclareceu Rômulo Alves.

A matéria, em inglês, pode ser conferida no portal da BBC: http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8589000/8589551.stm. Já o artigo, publicado na revista Mammal Review, pode ser conferido no endereço eletrônico http://www3.interscience.wiley.com/journal/118520793/home?CRETRY=1&SRETRY=0.

Ascom/UEPB