Fale Conosco

17 de julho de 2009

Trabalho de educação ambiental na PB será apresentado em fórum na UFRJ



A Secretaria de Estado da Educação e Cultura participa no período de 22 a 25 de julho do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital carioca. Na ocasião haverá a participação de todas as secretarias de Educação dos Estados, para discutir os desdobramentos das conferências estaduais.

A representante da SEEC-PB, Vitória Régia, vai apresentar as experiências resultantes de visitas a escolas das 12 Gerências Regionais de Educação e Cultura – GRECs, onde esteve para trabalhar o conteúdo do kit de educação ambiental doado pela Fundação O Boticário para as escolas estaduais da Paraíba.

O kit é composto de um DVD onde apresenta a interferência do homem no meio ambiente, ocasionando as mudanças climáticas, e de um CD com atividades que devem ser desenvolvidas em sala de aula nas turmas de Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, facilitando o comprometimento do alunado e do corpo docente com as mudanças ambientais locais, para que possam refletir no global.

Em outro momento da visita, às Gerências foi apresentado o resultado da conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente, em 2008, que envolveu 193 escolas da rede estadual e municipais, culminando com a escolha de 25 delegados e delegadas representantes das unidades de ensino para participarem da conferência nacional, que ocorreu em abril/2009 em Goiás. Na ocasião, jovens de todo o Brasil entregaram ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a “carta das responsabilidades”.

O trabalho de educação ambiental é realizado na Secretaria da Educação pela Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade. A gerência realizou também visitas às regionais de Educação e Cultura, visando orientar os diretores para a formação das comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, com o objetivo de discutir e elaborar projetos que levem em conta o cuidado com o espaço físico da escola, bem como das suas interações.

É também objetivo das comissões conservar os bens naturais e materiais da escola, diminuindo e reutilizando de forma sustentável, melhorando a qualidade de vida do alunado e transformando a escola num espaço ambientalmente sustentável.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEC