João Pessoa
Feed de Notícias

Torcida corintiana faz campanha de doação de sangue em João Pessoa

sábado, 14 de abril de 2012 - 17:11 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Na manhã deste sábado (14), a Torcida Fiel do Corinthians em João Pessoa se reuniu para apoiar um “campeonato” diferente, no qual só interessava um resultado: salvar vidas. Os torcedores compareceram ao Hemocentro da Paraíba, na Capital, para doar sangue.

A direção se entusiasmou com o resultado da ação: das 7h às 11h, 96 pessoas já haviam doado sangue (quando, normalmente, durante todo o dia do sábado, são feitas cerca de 60 doações). “Com esta iniciativa, a torcida do Corinthians faz uma jogada de mestre e marca um belo gol”, disse a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, entrando no clima da ação.

No Estado, é a quinta edição da campanha “Sangue Corinthiano”, que acontece desde 2008, duas vezes por ano.  A segunda de 2012 está prevista para o mês de setembro. “A gente sabe que os órgãos de coleta devem estar sempre abastecidos para suprir demanda diária e salvar vidas, por isso fazemos a campanha”, explicou o diretor de comunicação da Torcida, Daniel Alves.

Graças à doação de sangue, o presidente da Torcida Fiel, Eduardo Carneiro, está vivo. Segundo contou, há 12 anos sofreu um acidente e teve hemorragia. “Foi o que salvou a minha vida. Tenho prazer em retribuir um pouco o que fizeram por mim”, disse. Eduardo perdeu o baço, o que o impede de ser doador. No entanto, faz questão de incentivar quem pode.

Para a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, que esteve pela manhã na sede da instituição para receber os doadores, toda parceria é sempre benvinda. Ela lembrou que, desde fevereiro, o Hemocentro está abrindo aos sábados, das 7h às 17h30 (antes, era somente até o meio-dia), e que, a partir deste mês, o ambulatório de transfusão de sangue também estará aberto aos sábados.

“Recebemos muita gente das cidades circunvizinhas e o ambulatório ficava superlotado durante a semana. Abriremos aos sábados para aliviar um pouco esta demanda”, explicou. Segundo ela, por semana, são realizadas de 75 a 95 transfusões. Uma média de 15 a 20, por dia.

Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos, é necessário autorização do responsável legal)
- Pesar acima de 50 quilos
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
- Não estar grávida ou em período de amamentação (a menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação)
- Respeitar o intervalo entre as doações, que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres
- Apresentar documento oficial com foto (identidade civil ou militar, carteira profissional ou carteira de habilitação).

Os telefones de contato para quem quiser fazer uma parceria como Hemocentro da Capital, solicitar palestras ou fazer agendamentos de coletas externas na Unidade Móvel são 3218-7698/7690.