João Pessoa
Feed de Notícias

Torcida Corinthiana de João Pessoa faz campanha de doação de sangue no Hemocentro

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 10:50 - Fotos:  Arquivo

A Torcida “Fiel do Corinthians”, em João Pessoa, realiza, neste sábado (29), das 9h às 17h, o Dia D de mais uma campanha para doação de sangue, no Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Pedro II, no bairro da Torre. Esta é a 15ª edição do evento, que acontece, simultaneamente, em todo país. Na Capital paraibana, a torcida tem cerca de 40 associados.

De acordo com o coordenador de marketing da torcida corinthiana, em João Pessoa, Daniel Alves, os membros da equipe se engajaram com a ação nacional desde o início, em 2008. “A campanha acontece duas vezes por ano e nosso objetivo é aumentar o número de doadores. Convidamos pessoalmente e através das redes sociais, além dos membros da Torcida Fiel, aqui na capital, amigos e parentes. A corrente pelo bem se multiplica”, disse. A expectativa é que, pelo menos, 20 torcedores compareçam ao ato neste sábado (29).

Chamada de “Sangue Corintiano”, a campanha pretende incentivar os torcedores do Corinthians a ajudar o próximo. “Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o timão só pelo rádio ou TV. Somos todos loucos pelo Corinthians e enxergamos neste amor a possibilidade de fazer boas ações. Este é, acima de tudo, um ato de solidariedade humana. Tirar uma hora dos nossos dias corridos para ajudar quem precisa é uma sensação maravilhosa. Só quem já doou sangue sabe como é bom”, declarou Daniel.

O coordenador de marketing lembrou, ainda, que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “Atualmente o Corinthians tem mais de 30 milhões de torcedores espalhados pelo país. Se cada um fizer sua parte, salvaremos muitas vidas”, concluiu.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, comentou que toda parceria é sempre bem vinda para a sensibilização do ato de doar sangue. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer a torcida do Corinthians em João Pessoa e incentivar o engajamento de outros times em campanhas como esta. As torcidas de times de futebol são sempre muito unidas e esperamos que se mobilizem para aumentar o número de doações e, juntos, ajudarmos o próximo”, falou.

A campanha – “Sangue Corinthiano” é um projeto nacional, idealizado e promovido pela torcida corinthiana que usa a força e união da Fiel para mobilizar a população sobre a importância da doação de sangue. A primeira edição da campanha aconteceu em setembro de 2008 e, até agora, o projeto já ajudou a salvar mais de 110 mil vidas. Para mais informações, é só acessar o site: www.sanguecorinthiano.com.br/

Condições para ser doador de sangue:

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.