Fale Conosco

7 de agosto de 2012

Tintin Cineclube exibe filmes em homenagem ao Dia do Documentário



O Dia do Documentário é comemorado nacionalmente, desde o ano passado, em 7 de agosto. Par celebrar a data, o Tintin Cineclube vai exibir, nesta quarta-feira (8), quatro curtas-metragens, nos quais a linguagem documental assume um papel primordial na construção narrativa das histórias contadas.

Em cada um dos filmes, os diretores se apresentam como narradores, conversando diretamente com o espectador e abrindo o processo do fazer cinematográfico, em uma construção metalinguística.  Os filmes exibidos são: Aos Pedaços, de Taciano Valério; Clarita, de Thereza Jessouroun; Oferenda, de Ana Bárbara Ramos; e Montanha Mágica, de Petrus Cariry.

A sessão começa às 19h30, no Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A entrada é gratuita.

Programação:

Aos Pedaços, de Taciano Valério [doc, 8’, 2009, PB]

A vida ou um filme podem se acabar aos pedaços quando há a difícil conciliação entre a arte e a vida doméstica de um diretor de cinema.

Clarita, de Thereza Jessouroun [doc, 14’, 2007, RJ]

Baseado na história da mãe da diretora, portadora da Doença de Alzheimer. Apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte. O documentário alterna imagens filmadas com sua mãe e reconstituições feitas com a atriz Laura Cardoso.

Oferenda, de Ana Bárbara Ramos [doc, 16’, 2010, PB]

Para Iemanjá.

Montanha Mágica, de Petrus Cariry [doc, 13’, 2009, CE]

De tanto se divertir lá em cima, ele caiu, 15 metros, faltou ar! Quais são os limites entre a realidade e ficção? Eu gostaria de lembrar um pouco mais. Um filme sobre a infância.

Serviço:

Sessão do Tintin Cineclube

Data: 8 de agosto

Hora: 19h30

Local: Cine Digital da Funesc

Entrada: gratuita

Realização: ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo

Apoio: Funesc (Fundação Espaço Cultural), Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes)