João Pessoa
Feed de Notícias

Texto explica as ações do Detran e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado

segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 18:31 - Fotos: 
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-Pb) divulgou no final da tarde desta segunda-feira (14), nota sobre a operação ‘Espelho de Prata’, deflagrada esta manhã. O texto explica como ocorreram as ações do Detran e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público Estadual, Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. A operação desarticulou uma quadrilha que atuava na ‘venda’ de carteiras de habilitação. Confira a nota.

“O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba informa à sociedade que na manhã desta segunda-feira, 14 de junho, foi deflagrada a operação ‘Espelho de Prata’, resultado da conjunção de esforços do Detran – Gaeco – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público Estadual, Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal.

O objetivo da operação foi desarticular uma quadrilha que atuava já há certo tempo no Detran/PB e que tinha como principal atividade a ‘venda’ de Carteiras de Habilitação.

As investigações iniciaram-se há alguns meses, a partir de informações repassadas pelo Detran/PB ao Ministério Público Estadual, quando sindicâncias internas indicaram que servidores do órgão e alguns Centros de Formação de Condutores – CFC’s mantinham esquema para fraudar as etapas do processo de habilitação de candidatos, fazendo com que analfabetos e pessoas de fora do Estado conseguissem aprovação nos testes para obtenção de CNH, sem sequer participar dos exames.

O Detran/PB esclarece que essa operação sinaliza importante reflexo na política institucional atual, iniciada há pouco mais de um ano e intensificada nos últimos meses, pela qual a modernização do processo de habilitação de novos condutores e uma maior fiscalização nos CFC’s constituem elementos indispensáveis à transparência pública e à melhoria dos serviços prestados pelo órgão.

Por fim, frisamos que os demais servidores do Detran/PB são cidadãos absolutamente conscientes do importante papel que prestam à sociedade, comprometidos com a moralidade do serviço público e que constituem braço indispensável ao crescimento de uma nova política institucional”.