João Pessoa
Feed de Notícias

Tertúlia HQ tem conversa com ex-integrantes do Coletivo WC

terça-feira, 4 de outubro de 2016 - 10:46 - Fotos:  Divulgação

A Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, terá mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, sábado, dia 15. Conforme Thaïs Gualberto, da Coordenação de Quadrinhos, ex-integrantes do Coletivo WC se reunirão na Gibiteca Henfil, entre 16h e 18h, para uma conversa sobre a produção dos quadrinistas paraibanos. A entrada é gratuita.

A Tertúlia HQ foi realizada pela primeira vez em 16 de abril de 2016, quando foram homenageados o professor, editor e quadrinista Henrique Magalhães, fundador da Gibiteca Henfil, e sua personagem Maria, que completou 40 anos de existência (com publicações em livros, revistas e jornais).

Na segunda edição, houve a presença do quadrinista e humorista Cristovam Tadeu, autor de Lampirão, Ostradamos, Herr Fróide, além de Bartolo, sua mais conhecida criação. Bartolo é um bebum clássico, daqueles que vivem mais no bar que em casa, dando opinião sobre tudo e todos. Na oportunidade, Cristovam conversou sobre a sua obra.

Nesta terceira edição do projeto estarão presentes alguns dos ex-integrantes do Coletivo WC, grupo de quadrinistas paraibanos formado em 2010 (em atividade até 2013). A sigla WC vem da palavra webcomic, termo utilizado para designar histórias em quadrinhos publicadas na internet.

Da internet o grupo resolveu experimentar a edição impressa, lançando primeiro um fanzine e, em 2012, a revista Sanitário, numa autoparódia ao nome do coletivo. Além dessa edição impressa, o grupo circulou por festivais e outros eventos, levando a novidade dos quadrinhos paraibanos para outras paragens.

Em 2013 saiu mais uma edição de Sanitário, reunindo ainda mais autores e convidados e mostrando a qualidade profissional da produção, como também o capricho da bela diagramação e capa de Igor Tadeu.

Fizeram parte do Coletivo WC os quadrinistas Elias Figueiroa, Igor Tadeu, João Neiva Peregrino, Jorge Elô, Lauro Perazzo, Will Simões, Rodrigo Leão, Samuel de Gois, Thaïs Gualberto, Thiago C.A. Leal, Val Fonseca, Luyse Costa, Henrique Magalhães, Ricardo Jaime, Hindemburgo Rolim, Felipe Spencer e Franklin Fernandes.