João Pessoa
Feed de Notícias

Termina capacitação de profissionais na Funad

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 - 12:10 - Fotos: 
Mais de 40 profissionais paraibanos concluíram, neste semestre, o ‘Curso de Libras em Contexto’, promovido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) em parceria com o Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). A capacitação, com duração de três anos, teve início em 2007.

A conclusão do curso reuniu mais de 300 pessoas, no último sábado (20), no auditório Jimmy Queiroga, na sede da Fundação, em João Pessoa, durante uma solenidade presidida pela dirigente da Funad, Rosália Maria Lins Araújo, que parabenizou o empenho e a dedicação dos alunos. “É muito gratificante saber que a comunidade surda ganha mais 43 profissionais que farão a inclusão social dessas pessoas acontecer de fato e de direito”.

Na oportunidade, Rosália Araújo convidou os concluintes a prosseguirem os estudos participando do Curso de Formação de Intérprete de Libras, que também é oferecido gratuitamente pela Funad.   

Participantes

Segundo o coordenador de Atendimento ao Portador de Deficiência Auditiva (Codapa/CAS), Hoverdiano César, a maioria dos profissionais que participaram do ‘Curso de Libras em Contexto’ é da área de Educação e deverão atuar efetivamente na inclusão de estudantes com deficiência auditiva em escola regulares de todo o Estado, seja pública ou privada.

“Mas também contamos com a participação de fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que sentiram a necessidade de conhecer a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, explicou César, lembrando que o objetivo principal da capacitação é de promover a inclusão da pessoa com deficiência auditiva na sociedade em geral, por isso está aberto aos profissionais de todas as áreas de atuação.

O curso

O ‘Curso de Libras em Contexto’ na Funad é oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. Ele é dividido em seis (6) módulos, cada um com duração de quarenta (40) horas/aula, sendo uma única aula por semana, no turno da manhã ou tarde, que forma uma carga horária de duzentos e quarenta (240) horas. As aulas são ministradas por instrutores da Funad, na sede da Fundação, em João Pessoa.