Fale Conosco

6 de janeiro de 2016

Terceiro Dia de Faxina contra o Aedes aegypti acontece nesta quarta-feira



Diversas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promovem, nesta quarta-feira (6), o terceiro Dia de Faxina com o objetivo de envolver os servidores no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika. Durante todo o dia, será feita uma ação em busca de focos do mosquito nas dependências internas e externas das unidades de saúde. A ação estabelecida pelo Governo do Estado acontece todas as quartas-feiras. Já foram realizadas nos dias 23 e 30 de dezembro.

“A ideia da faxina é chamar cada servidor para fazer a sua parte, pois nesta luta contra o mosquito a responsabilidade é de todos”, observou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega.

No Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), o mutirão começa às 9h30. O coordenador de ações estratégicas, Francisco José Morais, lembra que desde 2011 a unidade instituiu um plano de contingência de combate ao Aedes aegypti e, por conta disso, rotineiramente, já são realizadas inspeções, eliminação de focos e palestras sobre o tema. Agora foi acrescentado o Dia da Faxina, com distribuição de material educativo, mutirão de limpeza e palestras para os colaboradores com objetivo de orientar e informar as formas de prevenção da doença e intensificar a eliminação dos criadouros do mosquito.

“Esperamos que os colaboradores do hospital coloquem em prática essas ações de prevenção em seus domicílios e na sua comunidade”, sugeriu Morais.

Em Cajazeiras, a ação vai acontecer, a partir das 9h, no Hospital Regional, UPA, Hemonúcleo e Gerência Regional de Saúde. “Será mais um dia de ação envolvendo todos os servidores na faxina. Além disso, o Serviço Social vai orientar pacientes e acompanhantes”, explicou a diretora geral do Hospital, Edjane Leite.

O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Capital, também fará a ação às 9h, com inspeção em toda unidade, por meio do apoio da equipe de Controle de Infecção Hospitalar.  No Banco de Leite Anita Cabral, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, também serão realizadas uma faxina e uma mobilização entre os funcionários, no mesmo horário.

No Hemocentro da Paraíba, na Capital, já foi implementada uma planilha onde está determinado que todas as quartas-feiras haverá limpeza dentro da unidade e nos arredores. Nesta quarta-feira, o trabalho começará às 9h30, pela equipe da higienização.

O Dia da Faxina do Complexo Pediátrico Arlinda Marques também será realizado mais uma vez nesta quarta-feira, às 9h. Servidores dos setores de Higienização, Manutenção e Enfermagem, sob a coordenação do diretor geral do hospital, Bruno Leandro, visitarão toda as dependências internas e externas do serviço em busca de focos do mosquito.

Na sede da SES, em João Pessoa, a ação começará às 15h, envolvendo servidores de todos os setores na busca de possíveis criadouros.