João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos recebem treinamento sobre banco de dados da Rede Cegonha em Patos

quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 09:09 - Fotos: 

Coordenadores e profissionais da Saúde de Patos, entre eles digitadores que trabalham com dados da atenção básica, receberam treinamento sobre o software SisPrenatal Web, um programa que concentra e consolida informações sobre gestantes, índice de mortalidade materna e do acompanhamento da mãe e do filho até dois anos de idade.

A oficina ocorreu na quarta-feira (8) e foi conduzida por técnicos do Ministério da Saúde. O SisPrenatal Web permite melhor acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN).

O programa é fundamental na consolidação da Rede Cegonha, lançada em março do ano passado, visando aumentar acesso e qualificar a atenção à saúde das mulheres e crianças antes, durante e após o parto. A preocupação do Ministério da Saúde é garantir que os municípios realizem o cadastramento eficiente das gestantes.

Existe, segundo a técnica de sistema do Ministério da Saúde, Marta Roseane Araújo, deficiências dos municípios no preenchimento do cadastro das gestantes. “A partir do momento que a mulher descobre sua gravidez e que busca os serviços públicos de saúde, cabe ao funcionário fazer o cadastro e colocar online as informações sobre a assistência ao parto, puerpério e da assistência neonatal”, explicou.

Os municípios que aderem ao SisPrenatal ficam obrigados a alimentar o sistema, coisa que muitos não estão fazendo. É um trabalho que precisa de engajamento, boa supervisão dos gestores para que as informações sejam fidedignas, atualizadas e contribuam para políticas mais eficazes de atenção à saúde, como a de prevenção à mortalidade materna, cuja taxa teve uma redução de 21% em 2011, no primeiro ano de implantação da Rede Cegonha.