Fale Conosco

14 de agosto de 2011

Técnicos paraibanos recebem treinamento do MDS para Plano Estadual de Capacitação



Cerca de 2.500 técnicos da assistência social paraibana serão treinados dentro do Plano Estadual de Capacitação, que será implantado no Estado de acordo com a lei do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para ênfase na gestão do trabalho e foco na discussão da concepção e processo de elaboração do Plano, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) participa nesta segunda (15) e terça-feira (16) de uma reunião regional em Maceió (AL) com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A reunião técnica é uma das estratégias do Governo Federal para contribuir para o aprimoramento das equipes estaduais na gestão do Suas e para a qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais. A agenda foi definida em reunião realizada em Brasília, no mês de maio, com a participação de todos os estados e do Distrito Federal.

A chefe de gabinete da SEDH, Kelly Samara, explicou que o Plano Estadual de Capacitação é uma orientação do Ministério do Desenvolvimento Humano. “Em reuniões realizadas na Paraíba para organizar o Plano, pontuamos que temos aproximadamente 2.500 trabalhadores da assistência social, além das parcerias com a Universidade Federal da Paraíba e dos conselhos das categorias que estão ligadas à assistência social”.

Melhor assistência – O Plano Estadual de Capacitação da Assistência vai contribuir para melhorar a assistência que é oferecida à população que vive em estado de vulnerabilidade. “O Plano vai seguir um formato exigido pelo Ministério, que será repassado em capacitação para os técnicos da assistência que existem nos 223 municípios paraibanos e, com isso, os serviços da assistência oferecidos à população serão otimizados”, explicou Kelly Samara.

O encontro em Maceió contará com o coordenador geral da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, José Crus, representando o Ministério. Da Paraíba, nove técnicos da alta, média e básica complexidade de assistência da SEDH participam do evento. Na ocasião também será discutida a agenda estratégica da Gestão do Trabalho do Suas.