João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos e criadores de caprinos do Ceará destacam pesquisas da Emepa

quarta-feira, 21 de outubro de 2015 - 11:26 - Fotos: 

As pesquisas desenvolvidas pela Emepa na área de caprinocultura, na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, foram visitadas por criadores e técnicos do Estado do Ceará, que conheceram as tecnologias ali desenvolvidas, visando obter conhecimento para melhorar o desempenho de seus criatórios, destacando a evolução das pesquisas e sua importância para a consolidação da pecuária caprina no Nordeste.

O grupo de 34 técnicos e criadores de caprinos cearenses estava acompanhado do técnico Marcelo Viana, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará. A visita ocorreu nos dias 14 e 15 deste mês e teve como objetivo principal conhecer com mais profundidade os projetos e as pesquisas realizadas na Estação, que têm gerado tecnologias e conhecimentos em benefício da cadeia produtiva da caprinocultura estadual e regional.

Entre outras, as atividades técnicas realizadas durante a visita contemplaram o conhecimento dos benefícios, diferentes composições e a confecção de Blocos Multinutricionais; visitas às áreas de suporte forrageiro para caprinos e ovinos (pastagens nativas e cultivadas); transferência de informações sobre os sistemas de produção de leite e carne de caprinos para o Semiárido nordestino; trabalhos de qualidade do leite caprino e de enfermidades (Caev, micoplasmose).

A equipe que visitou os projetos na Estação Experimental Pendência foi recebida e teve o acompanhamento de veterinários, técnicos e do chefe da Estação, Leonardo Medeiros, apresentando os objetivos de cada projeto no âmbito da pesquisa e melhoria no desenvolvimento da caprinocultura.

Segundo o diretor técnico da Emepa, Manoel Duré, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, a visita demonstra, mais uma vez, o reconhecimento que os integrantes de diferentes elos da cadeia produtiva da caprinocultura, inclusive de outros Estados, têm pelo histórico de pesquisa da Emepa-PB e a credibilidade sobre os resultados derivados dessas atividades.

Segundo Marcelo Viana, a possibilidade que tiveram de conhecer de perto os trabalhos que vêm sendo conduzidos na Estação, foi um privilégio e que os integrantes da comitiva levarão para suas unidades produtivas os conhecimentos e as informações recebidas, tendo em vista a necessidade que têm de viabilizar de forma sustentável o desenvolvimento dessa atividade.